Irregularidades eleitorais possuem canais distintos para denúncia |
Próximo dia 9 tem comemoração no Hospital São José
O Hospital São José de Maravilha, foi fundado em 9 de julho de 1956, a partir de reunião com lideranças locais. Sua história iniciou com seis leitos, um médico e quatro colaboradores. Funcionou provisoriamente numa casa de madeira, que era o Hotel Zanotto, ali funcionou durante cinco anos, de 1957 a 1961.
Em 1961 foi construído novo hospital, em terreno próprio, local em que está até os dias atuais. Com o passar dos anos foi sendo modernizado. Iniciou suas atividades em um prédio de madeira e hoje é totalmente em alvenaria, já tendo passado por diversas reformas e ampliações.
A data da inauguração do primeiro prédio, que deu início ao novo hospital, foi em 12 de fevereiro de 1961. Desde o dia da fundação até hoje, o hospital cresceu, mudou de diretorias, passaram médicos, enfermeiras, funcionários em geral. Contudo algo não mudou e permanecerá intacto enquanto ele existir, o espírito norteador da atividade hospitalar, a disposição de servir ao próximo e servir a vida com amor.
Diretorias
O Hospital São José é dirigido por diretorias constituídas em assembleias dos associados. A diretoria eleita e empossada em Assembleia Geral Ordinária, com mandato até 2026 tem:
Presidente: Nilvo José Dondoerfer;
Vice-presidente: Elson Pedrinho Appelt;
1º secretário: Carlos Alberto Santos;
2º secretário: Rodrigo de Oliveira;
Tesoureiro: Adalberto Anagir Breda;
2º Tesoureiro: Airton João Heydt;
Conselho Fiscal
Titulares: Gerson Kunzler, Paulo Jose Grunwaldt e Orlando Grelmann
Suplentes: Cladir Cembranel (em memória), Elpidio Cornelio Birck, Germano Ricardo Ebert, Marilene Ana Zardo Biazi e Narciso Pedro Schmidt
Diretora Executiva: Neiva Rossa Schaefer
Assessoria Jurídica: Ubaldo Carlos Renck e Maria Helena Pinheiro Renck
MELHORES A CADA ANIVERSÁRIO
“A data festiva é de comemoração e de gratidão, os desafios são diários em momentos como esse aproveitamos para expressar o nosso amor e gratidão a todos que fazem parte dessa equipe. Também ressaltamos conquistas, neste momento estamos com o projeto de ampliação em andamento se tornando realidade.
Não há um dia em que não temos alguma equipe envolvida em treinamento e planejamento e que essa gestão não trabalha em prol de alguma inovação ou implantação de algum projeto que irá beneficiar seus pacientes e colaboradores. A complexidade do hospital exige uma administração cada vez mais especializada e um olhar atrelado à inovação liderança e a humanização. Somos honrados em participar e escrever novos capítulos dessa história. Reafirmamos hoje, nosso compromisso com as boas práticas estruturada e fundamentada na ética, em busca da excelência para assegurar e ofertar serviços de qualidade. O desafio é grande, mas não maior que nossa determinação” - Neiva Rossa Schaefer, diretora Executiva do HSJ.
Certificação
Recentemente o Hospital São José recebeu da Anvisa como sendo um dos hospitais de Santa Catarina alcançar 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente na avaliação nacional segundo as informações enviadas pelo estado de Santa Catarina para a Anvisa.
As metas de segurança avaliadas pela Anvisa são coordenadas por uma equipe multiprofissional onde fazem parte enfermeiros, psicóloga, farmacêutica, nutricionista, fisioterapeutas e assistente social. As metas internacionais de segurança do paciente avaliadas através de metas e protocolos como:
a) Identificação correta do paciente
b) Comunicação efetiva
c) Melhorar a segurança dos medicamentos
d) Cirurgias segura reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados
e) Higienização das mãos
f) Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de lesões por pressão e quedas.
A segurança do paciente é um objetivo estratégico do Hospital São José, que busca constantemente aperfeiçoar as práticas de cuidados e a avaliação dessas práticas de segurança. É um processo fundamental para garantir a qualidade e eficácia dos cuidados de saúde, que permite refletir sobre pontos críticos dentro do processo assistencial, além de práticas preventivas.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Marlice Ropke agradece a todos pelo envolvimento, pois trata-se de um trabalho que só é possível pela integração de vários setores em um único propósito ser reconhecido nacionalmente no exercício dessas práticas e mostra que a instituição, há 68 anos busca incentivar o trabalho em equipe, qualificando a assistência e oferecendo um cuidado seguro aos pacientes.
Conforme o presidente do Hospital São José, Nilvo José Dondoerfer, a classificação mostra o resultado do trabalho de uma equipe dedicada e comprometida na busca de melhorar a qualidade da assistência em seguir as melhores práticas para assegurar a segurança dos pacientes. “Muitas conquistas para comemorar nesses 68 anos com a missão de cuidar e acolher a serviço de salvar vidas”, finaliza Dondoerfer.
Deixe seu comentário